Blog

nome do post Avaliação Postural Escrito por: adm
15 de Maio de 2015

É um método que permite determinar os desvios posturais, se as alterações forem diagnosticadas precocemente e em seguida iniciadas as intervenções pertinentes possibilitará um tratamento mais eficiente e satisfatório.

Existem diversos métodos de se realizar uma Avaliação Postural, o mais comum é a observação do avaliador em questão de alguns pontos específicos do corpo, não apenas à observação do eixo da coluna vertebral, mas também do posicionamento da cabeça, ombros, quadris, joelhos, pernas e pés. A Avaliação Postural é realizada com pouca roupa (biquíni ou sunga) para que seja possível a observação da simetria corporal, pode ser dividida em Avaliação Estática e Dinâmica.

 Avaliação Postural Estática

Nesse caso pode-se observar as alterações instauradas no corpo sem que haja a ação de uma cadeia muscular sobre a outra. Durante a avaliação é pedido para que a pessoa fique em pé, com os braços relaxados ao lado do corpo, olhando o horizonte, pés paralelos abertos na largura do quadril. A partir desse ponto o avaliador fará sua observação de alguns pontos específicos, podendo ou não tocar no observado para que se possa confirmar o posicionamento dos pés, joelhos, quadris, coluna e cabeça. A observação é feita de perfil, costas e frente. av postural estatica 1505

 Avaliação Postural Dinâmica

Permite avaliar as cadeias musculares em ação, é observada a simetria do movimento e se ocorrem ou não compensações corporais, por exemplo aumento do ângulo de dobra dos joelhos ou rotação dos pés durante o movimento. Diferentemente da estática, nessa avaliação coloca-se o observado em algumas posturas específicas, ou é pedido para que ele ande, suba e desça escadas ou ainda para ficar em um pé só. dinamico 1505 É muito comum ocorrer a junção das avaliações posturais estática e dinâmica a fim de proporcionar uma avaliação mais completa acerca das alterações posturais e suas possíveis causas.
Escrito pela Fisioterapeuta Kamilla Zomkowski - Crefito 10 4692 LTT-F

Compartilhe:
Comentários